I Programa de Formação de Recursos Humanos em Vigilância em Saúde Ambiental (2009-2014)

Descrição do objeto

O I Programa de Formação de Recursos Humanos em Vigilância em Saúde Ambiental (VSA) faz parte de uma estratégia governamental que articula os processos necessários para formação de recursos humanos na área de saúde ambiental em larga escala nacional, por meio da oferta de cursos online, inteiramente gratuitos.

Objetivo Geral
Capacitar profissionais de nível superior do Sistema Único de Saúde (SUS) de todo o território nacional em temáticas voltadas para a área de Vigilância em Saúde Ambiental.

Objetivos Específicos
(1) Produzir materiais instrucionais para a formação de recursos humanos em vigilância em saúde ambiental de acordo com as diretrizes da UNA-SUS e licenciá-los para livre circulação com finalidades educacionais e não-comerciais;
(2) Desenvolver atividades de pesquisa e cooperação técnica visando estruturar um sistema de avaliação da educação permanente na área de VSA;
(3) Estruturar um programa educacional de abrangência nacional em VSA mediado por tecnologias interativas com oferta de cursos de extensão e especialização.
(4) Construir as bases teóricas e metodológicas para um programa de mestrado profissionalizante na área de VSA.

Metodologia

A metodologia utilizada é a educação a distância (EAD), utilizando o Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) MOODLE. Nesta modalidade de ensino/aprendizagem, o aluno conta com a flexibilidade de tempo e espaço, podendo desenvolver seus estudos em qualquer lugar, de acordo com sua disponibilidade.

O processo ensino-aprendizagem foi acompanhado por tutores especialistas, utilizando-se estratégias síncronas e assíncronas, com os seguintes recursos metodológicos disponíveis: estudo de caso, vídeos, fóruns, atividades, chat, e-mail, grupo de discussão etc.

Público alvo

Os cursos ofertados pelo I Programa de Formação de Recursos Humanos em Vigilância em Saúde Ambiental do LABEAD/IESC/UFRJ foram destinados a profissionais com formação de nível superior que trabalham em órgãos públicos federais, estaduais e municipais nas áreas de vigilância, atenção em saúde e áreas afins, envolvidos em estratégias de fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS) em todo o território nacional.

Vagas ofertadas
Foram ofertadas 4000 vagas para profissionais de nível superior do Sistema Único de Saúde de todo o Brasil divididas em 3 (três) cursos de capacitação e 1 (um) curso de especialização.

  • Cursos de capacitação – Total: 3000 vagas
  1. Curso de Capacitação a Distância em Avaliação de risco à saúde humana por exposição a substâncias químicas – 1000 vagas
  2.  Curso de Capacitação a Distância em Saúde, Desastres e Desenvolvimento – 1000 vagas
  3.  Curso de Capacitação a Distância em Vigilância da qualidade da água para consumo humano – 1000 vagas.
  • Curso de especialização – Total: 1000 vagas
  1. Curso de Especialização a Distância em Vigilância em Saúde Ambiental

P.S.: Conheça um pouco mais de cada curso no menu “Cursos” do nosso portal.

Resultados alcançados
Foram capacitados 1613 alunos e formados 460 especialistas ao longo de todo o Programa, perfazendo um total de 2073 formados.

Perfil de egressos do I Programa de Formação de Recursos Humanos em VSA

Dos 2073 alunos egressos do I Programa de Formação de Recursos Humanos em VSA, 56,1% atuam na esfera municipal, 23,6% na esfera estadual e 9,5% na esfera federal.

Profissionais de todas as Unidades da Federação participaram dos cursos, comprovando a capilaridade e alcance da metodologia utilizada. No entanto, o Sudeste (37,7%) e o Nordeste (26,2%) foram as regiões com maior número de representantes dentre os egressos.