Capacitação a Distância em Toxicologia Clínica e Ambiental - Exposição a Agrotóxicos

Sobre o curso

Curso de Capacitação a Distância em Toxicologia Clínica e Ambiental: Exposição a Agrotóxicos é parte integrante do II Programa de Formação de Recursos Humanos em Vigilância em Saúde Ambiental do LABEAD/IESC/UFRJ. Esta oferta é um produto do Chamamento de Propostas de Iniciativas Educacionais aplicadas à Vigilância em Saúde, do Ministério da Saúde, por intermédio da Secretaria de Vigilância em Saúde (SVS) e faz parte de uma estratégia governamental que articula os processos necessários para formação de recursos humanos na área de saúde ambiental em larga escala nacional, por meio da oferta de cursos online, inteiramente gratuitos.

Ao longo do curso, é privilegiada uma abordagem conceitual multidisciplinar para que o profissional da Vigilância e áreas afins possa vir a contribuir, nos locais onde estiver trabalhando, para a efetiva melhoria das condições de saúde da população em parceria com a comunidade e demais profissionais que atuam nesta área.

Público alvo

O curso é destinado a profissionais com formação de nível superior que trabalham em órgãos públicos federais, estaduais e municipais nas áreas de vigilância, atenção em saúde e áreas afins, envolvidos em estratégias de fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS) em todo o território nacional.

Objetivo Geral

O Curso de Capacitação a Distância em Toxicologia Clínica e Ambiental: Exposição a Agrotóxicos do LABEAD/IESC/UFRJ tem como objetivo capacitar os profissionais nos processos de investigação e monitoramento de populações expostas a substâncias químicas, em particular agrotóxicos, para que os mesmos sejam capazes de implementar e implantar ações de Vigilância em Saúde Ambiental.

Metodologia 
A metodologia do curso é a educação a distância (EAD), modalidade autoinstrucional, utilizando o Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) MOODLE. Nesta modalidade de ensino/aprendizagem, o aluno conta com a flexibilidade de tempo e espaço, podendo desenvolver seus estudos em qualquer lugar, de acordo com sua disponibilidade. No entanto, a disciplina e organização pessoal do aluno são fundamentais para realização das atividades.

Material didático 

O material didático é composto por materiais de estudo em formato PDF, roteiros de estudo e midiateca onde os alunos poderão encontrar referências e materiais complementares para aprofundamento dos estudos. O conteúdo é todo ofertado online.

Matriz curricular 

O Curso de Capacitação a Distância em Toxicologia Clínica e Ambiental: Exposição a Agrotóxicos do LABEAD/IESC/UFRJ é composto por 4 (quatro) módulos, subdivididos em unidades, com uma carga horária total de 120 (cento e vinte) horas. O curso tem uma duração de, aproximadamente, 4 (quatro) meses.

Módulo 1. Fundamentos de Toxicologia e o Modelo de Atenção à Saúde do Sistema Único de Saúde
Módulo 2. A Degradação Ambiental: Contribuição da Toxicologia Ambiental para a Abordagem da Saúde
Módulo 3. As Fases da Intoxicação: Contribuições da Ciência da Exposição e da Toxicologia Clínica
Módulo 4. Vigilância e Atenção à Saúde por exposição a substâncias químicas: agrotóxicos

Sistema de avaliação 
O sistema avaliativo do curso é composto por avaliações formativas e somativas ao longo de todo o curso para fixação dos conhecimentos adquiridos.

Certificação  
Ao final do curso é fornecido o certificado de conclusão do curso, emitido pela Pró-Reitoria de Extensão da UFRJ (PR-5), aos alunos concluintes que cursarem todos os módulos e forem aprovados com nota final igual ou maior que 6 (seis).

Número de vagas 
Foram oferecidas 1.000 vagas para todo o território nacional, divididas em 2 (duas) turmas.

Resultados alcançados

Foram capacitados 241 alunos na 1a turma ofertada no ano de 2017.

COORDENAÇÃO: PROFESSOR DOUTOR HERLING ALONZO – UNICAMP